Iannis Kiourannis e a poesia grega

O ano era 1986. Estava na aprazível cidade de Coromandel, no Triângulo Mineiro, na residência de meu tio Hélio, quando tive contato com um jornal chamado Coromandel Notícias.

O jornal é daqueles com algumas notícias e muito oba-oba abordando autoridades, socialites e outras personalidades do município. Porém, entre uma notícia e outra, me deparo com poesias de um autor grego que até então não tinha conhecimento: Iannis Kiourannis. Fiquei surpreso: o que um poeta grego estava fazendo no Coromandel Notícias? Li com atenção as quatro poesias e fiquei encantado com a valorização da liberdade que o poeta grego encaminha seus textos.

Algumas passagens: “Meu coração não é de pedra/tampouco é negro o coração que meu vida!”. Outra: “Se me obrigarem a me esconder do sol/Pereço em sua luz!” A poesia de Kiourannis seduziu-me, mas tal qual a sereia que deixa seu canto e submerge no mar, atraindo para a morte sua vítima, aquelas poesias ficaram apenas na memória. Não tive o cuidade de guardar a página com os textos.

Nunca mais tive contato com a poesia de Kiourannis. Busquei em vão suas obras nas livrarias da época. Agora, com a Internet, continuo minhas buscas, mas o Sr. Google não ajuda muito. Fui vítima do canto da sereia, fiquei com gosto de “quero mais”, e corro o risco de perecer sem ter um novo contato com a luz de Kiourannis.

2 comentários sobre “Iannis Kiourannis e a poesia grega

  1. Bem interessante o seu depoimento, sou uma “poeta de meio porte”, estou só a procura de reconhecimento e é claro tempo para me adentrar a vida de poeta. Só acho que se você perdeu algo tão valioso não deve se culpar tantos nunca tiveram nem sequer o interesse de buscar algo.

    • Obrigado pelas palavras, Wanderleia. A idéia de meu texto foi reforçar o fato de que, apesar de a internet ser uma maravilha, ela não abrange boas obras que poderiam se servir deste repositório on-line, deixando órfãos leitores ávidos pela boa poesia. Continue visitando o blog. Abraços.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s