Criatividade não é originalidade. É solução!

 

ideias

Nada na vida é tão simples e ao  mesmo tempo complexo quanto o processo da criatividade.

Para uns, a criatividade é um dom, algo destinado a poucos mortais que conseguem criar novas soluções com pouco esforço. Para outros, trata-se de um processo para o qual é possível estruturar fórmulas práticas para aplicação no dia a dia.

Mas, afinal, o que é criar?

Criar é conectar informações e transformá-las em uma nova solução. Não há, portanto, o requisito originalidade como paradigma para uma solução ser considerada criativa. Na verdade, o processo criativo envolve pensar em uma solução para um problema, por mais trivial que este possa parecer. Ao pensarmos em uma solução, recorremos inicialmente às nossas lembranças, para buscar referências que se conectem àquela dificuldade. Quando não temos estes referenciais, passamos a um processo mental mais exaustivo de elaboração a partir da análise fria da questão.

Se criar é elaborar solução, podemos dizer então que todos são criativos, pois em menor ou maior medida as pessoas encontram soluções para suas vidas. Quanto mais se exercitar a busca de soluções, mais potencializada a criatividade estará.

Podemos concluir, assim, que criatividade não é uma questão de dom ou originalidade, mas, sim, fruto da busca de soluções, que podem ser óbvias ou ímpares. O processo criativo não depende de inspiração, mas, principalmente, de transpiração.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s