O que é marketing público?

mktpublico

Marketing público é a ferramenta de gestão pública, a qual, utilizando o composto mercadológico, busca estimular maior relação de troca entre um concessionário/permissionário  e seus usuários/comunidade, de forma a ampliar sua receita e/ou obter a adesão à sua marca.

Este é um dos mais recentes conceitos do ambiente mercadológico. Embora abordado há tempos por Philip Kotler, o marketing público só recentemente passou a ser compreendido como uma ferramenta útil para empresas que tem na geração de mais público para seus serviços públicos remunerados a chave para a lucratividade de seu negócio.

Desempenhando atualmente o cargo de coordenador de comunicação e marketing em uma empresa concessionária de transporte público, venho criando diversas estratégias para aumentar a quantidade de pessoas transportadas por nossos ônibus. Esta preocupação se deve ao fato de a empresa ser remunerada pela quantidade de passageiros transportados. Portanto, quanto mais usuários para os ônibus, maior será a rentabilidade para a companhia.

Outras empresas concessionárias em outras áreas podem se beneficiar das ferramentas do marketing público.  Para isto, terão que lançar mão tanto de estratégias institucionais quanto promocionais. Entretanto, já alerto que o maior estímulo que pode ser gerado junto ao público é a melhoria da prestação do serviço da empresa e a implantação de estratégias de relacionamento permanente com seu target e com os heavy-users.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s