O que é marketing político?

mkt politico

Um dos conceitos mais utilizados atualmente, o marketing político representa, segundo Philip Kotler, o conjunto de técnicas e procedimentos que tem como objetivos adequar um candidato ao seu eleitorado potencial, procurando fazê-lo, num primeiro momento, conhecido do maior número de eleitores possível e, em seguida, mostrando o diferente de seus adversários, obviamente melhor posicionado.

Há divergências quanto à justificativa do uso desta expressão, pois muitos profissionais afirmam que o político seria um produto, o qual seria “comprado” a partir da escolha do eleitor durante a votação. Infelizmente, este produto fala e muitas vezes depõe contra si mesmo, colocando todo o processo de “venda” a perder. A terminologia foi criada por profissionais de publicidade que iniciaram este tipo de serviço aos políticos como extensão às atividades de propaganda que sempre foram desenvolvidos em períodos eleitorais.

Ao buscar convencer o eleitorado, o político pratica, simultaneamente, marketing político e marketing pessoal, embora a melhor expressão para estes casos, em minha opinião, seria a consagrada “propaganda eleitoral”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s