O que é sincromarketing?

Walter Longo considera que estamos na era pós digital. O autor lembra que a era digital foi marcada pelo fascínio e medo das mudanças que ela provocaria. O período pós digital representa uma fase em que qualquer pessoa convive sincronamente com este universo, onde a tecnologia convive de uma forma mais espontânea e costumeira com cada um de nós.

Para Longo, no mundo pós-digital, mais que importante que possuir “armas” digitais, hoje em dia, é a empresa possuir uma “alma digital”, utilizando todos os recursos que aquele universo disponibiliza, seja com sistema colaborativo, seja com redes sociais, seja com a atuação à distância. Segundo aquele profissional, as ferramentas da era pós-digital devem ser incorporadas aos processos de administração, embora reconheça que poucas empresas encontrem-se nesta fase. “As organizações precisam assumir uma atitude consultiva na oferta de seus produtos, pois não é sempre que ‘o cliente tem razão’, complementa.

Longo afirma que ser grande é um desafio, pois quanto maior o porte da empresa, maior o esforço necessário para sua ação no mercado, uma vez que empresas de qualquer tamanho competem em igualdade com qualquer grande organização. “Ser grande não é o que importa, mas sim ser eficiente e rentável”, afirma.

Walter lista quatro características da era pós-digital: efemeridade, multiplicidade, tensionalidade e sincronicidade. Neste contexto, apresenta o conceito de sincromarketing, que consiste na análise estruturada de cenários potenciais de mercado e a preparação de ações de marketing e comunicação que são planejadas, criadas e estocadas aguardando as alterações prováveis desse cenário. Com isso a reação à mudanças do ambiente mercadológico pode ser sempre imediata, à frente da concorrência.

“A multiplicidade de mídias exige uma análise múltipla, entendendo que um meio influencia o outro”, alerta o autor. “Isto porque o ciclo de vida de uma pessoa muda e, com esta mudança, muda também seu padrão de consumo”, afirma Longo, em um hangout que você assiste abaixo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s