Pode uma indústria investir apenas na produção de itens rentáveis?

custos

Esta pergunta pode parecer óbvia. Afinal, os manuais de administração recomendam que as empresas concentrem-se apenas na produção de itens lucrativos. Esta máxima pode ser verdade, porém tem aplicação relativa nas indústrias que dependem das vendas em canais de vendas exigentes e competitivos, como super e hipermercados, por exemplo.

Atualmente, atendo uma indústria de temperos e tenho me dedicado a analisar sua planilha de custos. Esta indústria possui um portifólio de 60 produtos, dos quais apenas 30 possuem rentabilidade dentro do percentual de 20% esperado pelo empresário.

A análise fria dos números pode sugerir que ele opere apenas com estes 30 produtos, porém a grande competitividade nas gôndolas dos supermercados forçam esta empresa de temperos a manter itens deficitários no seu portifólio apenas para não deixar espaço para a concorrência entrar em seus pontos-de-venda. Isto ocorre porque os compradores daqueles canais buscam fornecedores com grande variedade de itens para parcerias de maior vulto e melhor oferta aos consumidores. Afinal, o cliente de um supermercado gosta de encontrar uma ampla variedade de temperos, no caso da indústria que atendo. Se esta indústria não oferecer variedade, o cliente a buscará em um concorrente.

Pode-se perceber, neste exemplo, que a gestão de custos torna-se um imperativo para as empresas, principalmente para as indústrias, que operam com margens de lucro normalmente menores que as obtidas pelo varejo.

A solução para empresários que enfrentam esta situação pode estar no incremento das vendas dos itens de maior rentabilidade. O empresário deve empreender um maior esforço de vendas junto a outros canais de vendas, como pequenos varejistas, no sentido de ampliar o faturamento daqueles produtos rentáveis. Outra alternativa é o lançamento de novos produtos com maior rentabilidade, desde que precedidos de estudos prévios.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s