O comércio está pior ou apenas na situação normal?

Este foi o questionamento que fiz ontem a um empresário da área de restaurantes que atendo em Taguatinga-DF.

Na ocasião, ele argumentou que a Copa do Mundo e as eleições atrapalharam seu negócio de refeições self-service, pois o movimento de seu restaurante estava fraco, com cerca de 40% de ocupação dos assentos no horário de maior demanda.

Ao refletirmos juntos, chegamos à conclusão de que a situação que ele enfrenta é a situação normal que seu estabelecimento enfrentaria, pois na região há diversos concorrentes, todos eles com movimento semelhante ao dele.

Embora o restaurante deste empresário tenha cumprido o dever de casa nos quesitos logística, produção, recursos humanos e produção, o empresário reconhece que é necessário tomar alguma providência para melhorar seu faturamento. Lembrei-lhe, então, que há dois caminhos para que isto ocorra:

a) Maior investimento em publicidade – No caso dele, há pouco investimento nesta área, uma vez que seu capital foi aplicado prioritariamente no ponto de venda e na qualidade de seus produtos. Maior visibilidade no mercado poderá destacá-lo perante a concorrência e melhorar o posicionamento de sua marca perante o consumidor.

b) Ampliação de seu portifólio de serviços – No caso de seu restaurante, seus serviços podem ser ampliados com o funcionamento do restaurante também no período noturno, oferecendo pizzas à la carte ou pelo sistema rodízio, por exemplo. Ao otimizar uma estrutura já existente e investindo apenas nos itens adicionais que o horário noturno requer, o empresário poderá obter maiores público e rentabilidade.

Seja qual for a alternativa que o empresário escolha, o importante é que ele faça a leitura correta de sua situação e se mobilize para melhorar seus resultados.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s