Exportar é solução para produtos sazonais

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Um dos principais problemas de quem fabrica produtos de uso sazonal é como manter seu nível de vendas durante o período de baixo consumo. Isto porque nem sempre esforços maiores de comunicação e marketing são capazes de reverter a curva descendente da comercialização. O que fazer, então?

A solução mais saudável é prospectar exportações para mercados onde a sazonalidade do consumo é inversa à verificada no Brasil.

Um dos mercados que mais pode se beneficiar desta estratégia é o de produtos congelados, como comidas prontas, massas e sorvetes.

Recentemente, o diretor de um dos melhores fabricantes de pão de queijo de Brasília manifestou-me sua intenção de exportar seus produtos. No caso dele, que já está razoavelmente estruturado em termos de gestão e produção, o dever de casa para exportar já foi cumprido pela metade. Recomendei-lhe, então, buscar informações iniciais em sites governamentais como Aprendendo a Exportar, Brasil Export, Aliceweb e Radar Comercial.

Após se informar sobre o processo de exportação, o empresário deve participar de missões comerciais para conhecer o mercado de destino e potenciais compradores para seu produto. O processo de venda externa exige maior esforço e investimento que a venda no mercado interno, mas em alguns casos pode representar única alternativa para segmentos afetados pela sazonalidade vendas.

E sua empresa, já pensou em exportar?

 

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