Restaurantes precisam valorizar funcionários

Ao conviver com a operação de uma rede de franquias, pude constatar a importância de os gestores valorizarem seu quadro funcional.

Ao frequentarmos um restaurante como clientes, não imaginamos o esforço logístico necessário para que os pratos deliciosos cheguem à nossa mesa. Pagar a conta é apenas a ponta de um processo complexo que começa na seleção adequada de insumos e a seleção do pessoal que atuará nos bastidores, especialmente na cozinha.

A maioria dos funcionários que trabalham em restaurantes possuem deficiências em sua formação, pois a maioria possui apenas o ensino fundamental, o que buscam compensar com trabalho duro para receberem um salário que não reflete necessariamente seu esforço e dedicação.

Aos gestores dos restaurantes, cabe qualificar melhor seus funcionários e valorizá-los, seja com melhor remuneração ou simplesmente transformando o ambiente de trabalho em um espaço de amizade, companheirismo e qualidade de vida. Afinal, onde está escrito que o funcionário de uma cozinha não pode sentar-se em algum momento?

Alguns caminhos são possíveis aos gestores para que ofereçam melhor qualidade de vida aos funcionários, como um plano odontológico, cesta básica, folga em um dia do final de semana, vestiários confortáveis e ventilados. Enfim, itens básicos que requerem pouco custo e uma certa racionalidade na distribuição de tarefas.

Ao negligenciar este preceito, muitos empresários se verão diante de uma dificuldade crescente em contratar funcionários, pois há grande rotatividade neste meio, principalmente onde falta as condições minimamente dignas para o trabalho de garçons, cozinheiros, atendentes e auxiliares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s