Concorrência desafia mercado de ensino universitário

A recente crise econômica envolvendo a UniverCidade e a Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, está mobilizando a sociedade a tal ponto que o Governo Federal cogita em encampar as instituições para assegurar sua continuidade.

A alternativa encontrada no momento é a transferência assistida, onde o Ministério da Educação irá monitorar o processo de transferência dos alunos das universidades para outras instituições de ensino superior, visando assegurar a manutenção do valor das mensalidades e garantir o acesso do estudante ao seu curso.

Por trás da crise econômica destas universidades não está apenas a má gestão. O fato é que as instituições de ensino presencial estão recebendo a concorrência agressiva e, sob o ponto de vista legal, desleal dos cursos universitários virtuais.

Por um lado, cursos tradicionalmente procurados, como engenharia e medicina, continuam gerando boa demanda de alunos presenciais, assegurando a sobrevida das instituições clássicas. Entretanto, por outro, os baixos valores das mensalidades de cursos virtuais tem atraído um contingente cada vez maior de estudantes.

As exigências do MEC para se abrir um curso virtual não são tantas quanto para as instituições presenciais. Tal fato também tem estimulado um número cada vez maior de empresários que se aventuram naquele segmento.

A solução para as instituições presenciais tem sido também adotar seus cursos virtuais, mas para isso é necessário que os gestores tenham a sensibilidade de adaptar adequadamente a metodologia de ensino e rever seus custos sem prejudicar o projeto pedagógico e a remuneração do principal prestador de serviço neste processo, que é o professor. Neste contexto, o marketing teria o nobre papel  de reforçar a qualidade de ensino e posicionar adequadamente a marca das instituições junto à clientela..

O Distrito Federal, onde resido, vem registrando anualmente o fechamento de universidades, bem como agora o Rio de Janeiro e outros estados. Caso os gestores não se adaptem a estes novos tempos, este fato irá se repetir cada vez mais, para alegria dos cursos virtuais e tristeza dos profissionais das presenciais que perderão seus empregos.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s