Paronomásia é técnica de criação publicitária

A paronomásia é uma figura de retórica que consiste no emprego de vocábulos semelhantes quanto à sonoridade, mas que se diferenciam no que diz respeito ao sentido, não vindo ao caso saber se há ou não parentesco etimológico entre as palavras. Pode também ser chamada de calembur,  parequese ou jogo de palavras. Você a conhece como trocadilho e é uma das formas de criação publicitária mais imediatas.

Ao receber um job, você é desafiado a criar para uma marca. Imagine a surpresa da agência de propaganda de uma montadora quando recebeu o nome de um veículo em lançamento: Besta. O que fazer com este nome com tão duplo sentido? A agência não titubeou e aproveitou para divulgar via internet anedotas envolvendo pessoas realmente “bestas” em um contexto automobilístico no qual o produto estava inserido.

No dia a dia das agências, usar um trocadilho é uma tentação. Particularmente, gosto de elaborar os meus, mas procuro poupá-los neste blog. De mãos dadas com a aliteração (repetição de sons), a paronomásia tem expoentes ilustres, como Caetano Veloso: “Berro pelo aterro, pelo desterro/berro por seu berro pelo seu erro/quero que você me ganhe que você me apanhe/sou o seu bezerro gritando mamãe”. De qualquer forma, é um recurso criativo válido.

E você, faz muitos trocadilhos?

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