Obsolescência planejada x obsolescência percebida

Stuff

Tempos atrás, assisti a um interessante vídeo sobre a obsolescência dos produtos programada pela própria indústria.  O conteúdo nos mostra como compramos hoje um produto que amanhã já terá um substituto planejado. Aos que já assistiram o vídeo abaixo, que me desculpem. Mas acho sempre oportuno refletirmos sobre o tema. Acesse e reflita!

5 comentários sobre “Obsolescência planejada x obsolescência percebida

    • Já solucionei o problema, Silvia. Será que o You Tube desconfigura nossos links? De qualquer forma, linkei para o vídeo no YT. Você já conhecia este vídeo? Obrigado pelo toque.

  1. Ah, o que aconteceu é que o vídeo não está disponível para ser incorporado (veja lá na página do YouTube que no “Incorporar” consta a informação).
    Eu não conhecia esse vídeo não…
    Realmente vivemo no mundo do descartável, o que é um problema em vários sentidos, sendo os principais para o bolso e para a natureza, que não tem mais onde alojar tanto lixo eletrônico e que não é reciclado.
    Isso provavelmente foi uma estratégia utilizada pelas empresa e pelos países capitalistas em geral para aumentar o consumo e, consequentemente, o giro de capital.
    Entretanto se acabarmos com o planeta o que restará para o capital?
    Acho que precisam surgir leis eficientes e urgentes, que obriguem as empresas a dar uma solução para o “descarte” de seu produto (seja embalagem ou material obsoleto), e tem que doer no bolso do consumidor tbm, pois as pessoas só se preocupam com algo qdo afeta a si Por ex: a garrafa plástica do refrigerante tinha que custar algo, como R$ 0,50. Levando na px. compra o valor é descontado, senão perdeu o dinheiro. As garrafas “recolhidas” vão para o fabricante, que seria o responsável pela reciclagem das mesmas. Seria mais trabalho para todos: consumidor, supermercadista, fabricante, mas sem o envolvimento de todos não haverá solução, nunca.

    • Obrigado pelas considerações, Sílvia. A questão da falta de conscientização é que a atual geração de capitalistas não se preocupa com a próxima, e, sim, apenas com o presente momento. Daí…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s