Eike Batista e o barquinho de papel

O_Barquinho

No início do ano, fui procurado por um empresário, chamado William, na sede do IBTI, interessado em contar com o apoio do Projeto de Extensão Industrial Exportadora – PEIEX em seu negócio.

Por mais de uma hora, William explicou a natureza de seu negócio, que consistia na miniaturização de barcos a partir de corte laser em papel prensado. O empresário me convenceu, por A mais B, que seu negócio era viável e lucrativo. Explicou-me que seu empreendimento estava, literalmente, indo de vento em popa, deixando-me maravilhado com a perspectiva de conviver, enfim, com um negócio ao mesmo tempo, ecologicamente correto, lucrativo e com base tecnológica. A argumentação de William encantou não só a mim, como os aos demais consultores do projeto, que demonstraram interesse em conhecer pessoalmente sua indústria.

Passados seis meses, até hoje não encontramos sinais consistentes da existência da empresa de William, o qual, sempre que pressionado a nos mostrar as instalações da indústria, desaparece do circuito, reaparecendo apenas alguns meses depois, com a mesma conversa de outrora e a promessa de um dia conhecermos seu misterioso negócio in loco.

O caso deste empresário me faz estabelecer uma analogia com Eike Batista e o sucesso de suas empresas que começam a ruir no cenário econômico nacional.

Como se sabe, Eike Fuhrken Batista é um empreendedor bom de projeto e de argumentação, mas incapaz de sustentar seus negócios, pelo simples fato de que sua maior motivação é iniciar um projeto, e não administrá-lo diariamente, como confidenciou recentemente a amigos.

Tal como William, Eike Batista sabe “vender seu peixe”, mas não assegura a sustentabilidade de seus projetos. Pior para seus sócios, especialmente o BNDES, que injetou alguns bilhões em seus “powerpoints” e já pressente que não os terão de volta ao caixa.

Resumo da ópera: as empresas de Eike não passam de barquinhos de papel, pois o verdadeiro empreendedor não é o que apenas sabe vender suas idéias, mas, sim, aquele que conduz com maestria os desafios diários da competição no mercado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s