Empresa têm lições a aprender com as manifestações de ontem

Ontem foi, sem dúvida, um dia histórico para a sociedade brasileira. A mobilização das redes sociais gerou passeatas por diversas capitais do país, em um exercício pacífico de cidadania.

Sem entrar no mérito das reivindicações, o que se percebeu foi o estágio de sociedade em rede que vivemos. Cada vez mais conectados, os cidadãos passarão a ser mais ativos na exigência por uma sociedade mais adequada às suas expectativas. Os governantes estão tendo que aprender a lidar com este público mais exigente e atuante.

Há que se refletir, porém, sobre o desdobramento do comportamento do público como cidadãos para a realidade como consumidores. A mobilização demonstrada ontem deve preocupar as empresas na medida em que o público passará a atuar de forma mais interativa com as marcas, incluindo aí suas reclamações e anseios.

Entender esta nova sociedade em rede é imperativo para as empresas. O relacionamento um-a-um será a solução, demandando mais estrutura de comunicação e marketing nos departamentos hoje existentes no ambiente organizacional e maior monitoramento do que se fala a respeito das companhias na internet.

É tempo de preparar sua empresa para este novo desafio.

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