Artesanalização: uma alternativa para agregar valor ao produto

Ontem estive conversando com uma empresária na área alimentícia que me relatou suas dificuldades em expandir o negócio. Sua empresa opera no limite de sua produção com boa aceitação do produto no mercado.

O desafio da empresa em questão é como obter maior ganho de escala com seu produto que possui manuseio artesanal. Máquinas com grande capacidade de produção não faltam. Porém, segundo ela, o produto final é inferior, pois ainda não desenvolveram um maquinário com processo que preserve o resultado da versão artesanal.

Ao pensar em alternativas para o problema, sugeri à empresária artesanalizar a sua planta, buscando compensar a baixa produção com o reconhecimento do mercado à sua qualidade. Para isto, sua empresa precisará realizar um esforço de marketing para promover o produto junto a formadores de opinião e aprimorar sua embalagem, bem como obter certificações que atestem a qualidade. Obtido isto, a empresa poderá cobrar um valor maior e ampliar seus lucros.

No momento, a empresária empenha-se em estabelecer parceria com fabricantes de máquinas que consigam superar o desafio, ao mesmo tempo em que estuda instalações maiores para atender à desejada expansão. Entretanto, caso as dificuldades persistam, ela vê com bons olhos a opção de artesanalização, com a qual poderá atender nichos de mercado que lhe propiciem maiores lucros e qualidade de vida.

Fica aqui a dica para quem passa pelos mesmos problemas desta empresa de alimentos. A artesanalização pode, sim, ser uma evolução de negócios que enfrentam entraves para a produção em larga escala.

Se você não puder fazer mais com qualidade, poderá ganhar mais promovendo a qualidade do pouco que faz, não é mesmo?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s