Especulação imobiliária: a inimiga do crescimento da economia

Muito se fala sobre o alto custo da folha salarial para atividade empresarial, mas pouco se fala nos custos imobiliários crescentes que acabam tornando os locadores sócios predadores de seus inquilinos empreendedores.

Tenho observado em minha circunvizinhança um número crescente de imóveis à venda ou disponíveis para aluguel.

Particularmente na esquina de minha rua, há um ano fechou o curso de inglês que lá funcionou por mais de dez anos. Segundo o proprietário, o alto custo do aluguel foi decisivo para sua mudança, pois a imobiliária estava pedindo 5 mil reais por mês para renovar o contrato. Em um ambiente competitivo, obter lucratividade suficiente para custear o negócio e, principalmente, bancar um aluguel daquele valor é, convenhamos, tarefa para Hércules.

Os especuladores apostam que, mais cedo ou mais tarde,obterão êxito  na sua pedida. Enquanto isto, empresários que buscam pontos razoáveis para seus negócios vêem-se obrigados a repensar seus planos e sua logística para estabelecerem-se em locais menos atraentes mas com aluguel mais realista.

Sempre pergunto a amigos corretores por que um locador prefere ficar um ano sem alugar o imóvel a reduzir sua pedida e alugar rapidamente. A resposta que sempre escuto é: “especulação”.

Neste contexto, a especulação imobiliária torna-se a grande vilã da economia, pois suga do setor produtivo sua lucratividade e adia seu crescimento.

Os manuais de economia demonstram que quanto mais um imóvel fica parado, maiores serão as despesas de manutenção e menor será o retorno. Os especuladores imobiliários ignoram esta cartilha e apostam na aceitação do seu preço. Nem sempre estarão corretos. Em muitos casos, terão prejuízos irreversíveis, como o proprietário da loja da esquina da rua onde moro.

Apenas para que os prezados leitores monitores o exemplo que dei, avisarei neste site quando a imobiliária conseguir alugar seu imóvel, e por quanto terá alugado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s