Atendimento pós-venda: despesa ou investimento?

Uma das principais questões que discuto no atendimento diário que realizo a empresários é sobre a viabilidade de um atendimento pós-venda. Afinal, esta técnica de gestão é uma despesa ou investimento.

Do ponto de vista de custo, o serviço pós-venda é, de fato, uma despesa que se acrescenta ao processo de venda, reduzindo, em um primeiro instante, a margem de lucro da empresa. Porém, há que se considerar que a implantação e o desenvolvimento de uma equipe, com os instrumentos adequados, pode gerar um retorno financeiro garantido por melhorias no serviço e pela fidelidade do cliente.

Com a maior competitividade no mercado, o atendimento pós-venda torna-se um diferencial para as empresas e um novo ponto de contato com seus clientes. Além disso, a interação maior entre a companhia e seu consumidor permitirá o aprimoramento de seus serviços, maior satisfação ao cliente e mais vendas.

Aos empresários resta conscientizar-se sobre as vantagens em adotar-se esta técnica de gestão. Podemos concluir que o atendimento pós-venda é, sim, um investimento, quando devidamente estruturado e gerenciado.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s