Pela criação do IVPOM

pesquisa

A cada dia surgem as mais diversas pesquisas de opinião e de mercado. A mídia, particularmente, adora divulgar o resultado destas pesquisas. Mas uma questão fica no ar: terá sido a pesquisa realizada de forma isenta e conforme as melhores práticas científicas?

Para dar mais credibilidade às mesmas, proponho a criação do Instituto Verificador de Pesquisas de Opinião e Mercado – IVPOM, o qual seguiria dinâmica semelhante ao IVC – Instituto Verificador de Circulação, órgão que audita a mídia impressa.

Funcionaria assim: as empresas de pesquisa seriam filiadas àquele instituto, o qual seria mantido por contribuições anuais. Auditores do IVPOM teriam acesso à documentação das pesquisas do instituto e também acompanharia, aleatoriamente, a aplicação dos questionários, atestando, ao final, a correta formulação, aplicação e tabulação dos dados.

Tal como ocorre com o IVC, o IVPOM certificaria o processo de pesquisa dos institutos, auferindo-lhes mais credibilidade e, consequentemente, maior adesão das mais diferentes organizações aos seus serviços.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s