Quanto custa um website?

website

Em meu serviço diário de consultoria a indústrias do Distrito Federal, tenho recebido esta pergunta frequentemente por empresários frustrados com suas iniciativas, alguns até “perdidos”, com muitas dúvidas sobre como contratar profissionais capazes de criar e manter um website de sua empresa de forma competente e confiável.

Para responder à pergunta do título, é necessário levar em conta, entre outros aspectos, o orçamento que a empresa pretende destinar ao mesmo. Como a maioria das empresas procura saber o valor para definir seu orçamento, dou as seguintes dicas:

A partir de 20 mil reais é possível desenvolver um website completo, contendo área institucional, área de contato, área core e área informativa. A proposta da agência digital deverá conter o planejamento, a arquitetura, a criação, a implementação e o conteúdo institucional enviado pelo cliente. Sim, o cliente deve ter um conteúdo já preparada para inserção, pois, caso contrário, será necessário contratar o serviço de redação de textos, com orçamento à parte. Instalado o website, é necessário também observar as boas práticas, como o SEO (otimização de motores de busca), tags (etiquetas que facilitam a pesquisa no Google, por exemplo), e um CMS (ferramenta de gerenciamento de conteúdo).

O orçamento sugerido envolve o desenvolvimento de um website de acordo com as melhores práticas e capaz de oferecer os melhores resultados comunicacionais e – por que não? – comerciais. É bom lembrar que a análise do custo deve ser em função do tempo de vigência do design e as ferramentas implementadas, e não em função do mês em que ocorreu o investimento inicial. Pode parecer caro investir 20 mil reais de uma vez, porém, se diluirmos, por exemplo, este valor em 12 meses, veremos que ele custará pouco mais de 1.600 reais por mês. Razoável, não?

Mas é possível negociar aquele valor para um patamar mais ajustado ao orçamento de quem não dispõe de tantos recursos? Sim, desde que os requisitos sejam revistos. Assim, é possível reduzi-lo em até 30%, ainda com eficácia. As empresas de comunicação digital são sensíveis a questões orçamentárias e flexibilizam seus orçamentos com base no interesse real do cliente em implantar um website de qualidade. É uma questão de ajustes de expectativas e de orçamento.

Imagino que você se pergunte porque estou sugerindo um valor tão alto para seu investimento em web, enquanto alguns “profissionais” estão anunciando a produção de websites por R$ 200,00. Este valor pode parecer muito atraente, mas será que eles oferecem um website com design, qualidade, recursos, atratividade, confiabilidade e suporte permanente? A decisão é sua.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s