Está na hora de aumentar o número de fabricantes nacionais de trilhos

O setor ferroviário está em franca expansão e já movimenta R$ 4 bilhões nos seus diversos segmentos. Um dos maiores fornecedores é a 3M, que oferece uma ampla gama de produtos, muitos dele inovadores.

Tal qual esta indústria, muitas outras se beneficiam desta expansão, mas uma em especial ainda engatinha no país:a indústria de trilhos ferroviários. O maior volume comercializado no país é de origem estrangeira, pois a oferta nacional de trilhos novos é pequena.

Como a expansão e modernização das ferrovias e o incentivo do programa federal PAC Equipamentos, o cenário oferece para quem desejar atuar nesta área grandes incentivos, a começar por linhas de financiamento. Recentemente, ouvi de um líder da área financeira do governo que, se algum empresário desejasse instalar uma indústria para produzir trilhos na região Centro-Oeste, teria financiamento subsidiado a qualquer tempo e com a indispensável vontade política, uma vez que governantes desta região intencionam ampliar a oferta de ferrovias como alternativa para transporte de cargas e passageiros.

De fato, o fornecimento de trilhos para a expansão da malha ferroviária tem sido um gargalo, não por faltar fornecedores no mercado internacional, mas sim pelos procedimentos burocráticos lentos que freiam a logística de suprimento das companhias ferroviárias. Até este fato ajuda uma possível player nacional no mercado de trilhos.

A oportunidade está aí. Talvez produzir trilhos pareça uma atividade por demais onerosa, mas o retorno, sem dúvida, será garantido para quem se aventurar no setor.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s