O desafio de adaptar um empreendimento às adversidades

Hoje estive com um empresário na área de metal-mecânica que me fez refletir sobre os desafios de adaptar a empresa a um longo período de perspectivas negativas. A situação enfrentada por ele há anos o faz considerar a hipótese de vender seu negócio.

O referido empresário me relatou que atua há 30 anos no mercado, possui uma marca que é  referência em sua área, mas cujas vendas não estão decolando por inúmeras adversidades. A primeira é a inércia do governo local em abrir novas concorrências no seu segmento. A segunda são os poucos pedidos que empresas da construção civil estão  demandando. A terceira seria a redução nos pedidos de escolas públicas e privadas. Isto para não falar no custo de impostos, empréstimos e folha de pagamento.

Quando seus principais públicos-alvo não demandam mais pedidos como outrora, torna-se necessário rever o negócio. Estamos falando em rever preços, processos e até a promoção da empresa. Este empresário pode ter feito bem seu dever de casa durante anos, mas pode não estar antenado com os mecanismos atuais de promoção.

Sempre há um caminho a seguir, mesmo quando a situação é como a descrita por este empresário brasiliense. Caso a revisão de processos, produto, gestão e promoção não surta efeito, ainda há um caminho: desativar a indústria e transformar-se em empresa exclusivamente de comércio para marcas de terceiros.

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