Fim do mundo: de lenda dos maias à mote de promoção de vendas

“Segundo o calendário maia, hoje ocorre o fim do mundo. Se eles estiverem certos, este será meu último post. Gostaria de agradecer a todos os leitores pela preferência em frequentar este humilde blog, que procurou nos últimos 5 anos refletir os fatos e técnicas mais importantes no ambiente de marketing e negócios. Onde estivermos a partir de amanhã, espero que continuemos juntos. Meu muito obrigado!”

Este poderia ser meu texto de despedida, caso fosse verdade o vaticínio dos maias acerca do fim da existência humana na face da terra. Como imagino que eles estejam errado, gostaria de refletir o quão impactante foi este mote nos ambientes sociais em 2012. Nas redes sociais não se falou em outra coisa, além do The Voice e do Gangnam Style.

Mas foi curiosamente no ambiente mercadológico que o fim do mundo tornou-se um mote bem humorado para as abordagens publicitárias. Uma bênção para os criadores que semana a semana precisam variar o discurso dos anunciantes com seu público-alvo. Em Brasília por exemplo, o texto de uma concessionária anunciava: “Segundo o calendário maia, o mundo vai acabar no dia 21. Mas nosso estoque vai primeiro!”

De tempos em tempos, surgem novas previsões do fim do mundo. Isto já aconteceu no ano 2000, quando os religiosos previam que “2000 não passarás”. A previsão dos maias deu o mote para a realização do blockbuster “2012”, que estourou nas bilheteria s de todo mundo.

Publicitários, promotores de shows, redatores e apresentadores de programas de TV. Todos aproveitaram o tema para exercitarem sua criatividade e venderem seus produtos.

O mundo pode não acabar hoje, mas o fim dele foi, sem dúvida, o elemento de promoção de vendas do ano!

Um comentário sobre “Fim do mundo: de lenda dos maias à mote de promoção de vendas

  1. quando os doidos encararem a verdade que jesus a qualquer momento vai voltar isso é pela fé, não materialista mais a fé que vem da eternidade, e vai voltar para eternidade, ai eles vãoentender o que é o fim do mundo que vai acontecer no final do reino milenar que ele vai estabelecer aqui na terra isaias 11 omar lopes servo devedor.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s