Sucesso no Mundial de Clubes desafia o marketing do Corinthians

A ilustração acima apresenta a evolução da marca do S.C. Corinthians ao longo do século XX.

A conquista do Bicampeonato Mundial de Clubes pelo Sport Clube Corinthians é inquestionável. A invasão de seus torcedores nas cidades e estádios do Japão impressionou, demonstrando a força de sua marca, representada pela maior torcida do país, já superando a do Flamengo. Não sou corinthiano, mas reconheço que o clube-empresa tem feito bem o seu dever de casa. Quem dera outros clubes fossem assim…

Sucesso nos campos e na gestão, o Corinthians agora se vê diante de um belo desafio: consolidar sua marca no plano internacional. Fatores positivos para esta empreitada não faltam: boa gestão, criatividade, grande torcida e um nome fácil de ser falado em qualquer idioma, graças à sua origem inglesa.

Está nas mãos do departamento de marketing do clube, com apoio da diretoria, a missão de capitalizar esta fama internacional para angariar mais associados tanto no Brasil quanto no exterior. A marca Corinthians possui muita força e, se os profissionais da área souberem lançar mão das mesmas ferramentas utilizadas por Barcelona, Chelsea e Real Madrid, a internacionalização do clube será uma realidade, junto com um maior faturamento.

O que o clube deve fazer? Minha sugestão é contratar atletas com nomes de impacto, agilizar a construção de seu estádio, fazer excursões no exterior e licenciar sua marca para um número maior de indústrias no País e no exterior.

O Corinthians tem tudo para ser uma marca consolidada, desde que faça o dever de casa que o Flamengo, por exemplo, não fez. Aposto na capacidade dos dirigentes alvi-negros.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s