Indústria, comércio ou indústria & comércio?

A característica singular do Distrito Federal o torna um local atrativo para as mais diferentes atividades econômicas.

A vocação original da região está na área de serviços, onde o serviço público predomina. Nas últimas décadas, houve uma grande ênfase no incremento da atividade comercial, com a consolidação dos espaços com shoppings centers e hipermercados, além da setorização de logradouros, como a Rua das Farmácias (102 Sul), a Rua da Informática (207 Norte) e a Rua das Elétricas (109 Sul).

Na última década, o Governo do Distrito Federal incentivou a ocupação das denominadas Áreas de Desenvolvimento Econômico (ADEs) por diversas indústrias, com lotes a custo baixo e incentivos fiscais.

O que se constata, hoje, porém, é que a verdadeira vocação da região é híbrida, ou seja, indústria e comércio. Isto ocorre porque muitos empresários que originalmente constituem-se como indústria passam também a implementar lojas para revender seus produtos. O contrário também ocorre, com empresas de comércio passando também a produzir alguns dos produtos que comercializam. Em busca de aproveitar as possibilidades negociais que surgem, um número cada vez maior de empreendedores adotando este modelo híbrido.

Exemplificando: uma empresa de armários modulados revende e fabrica seus produtos, o mesmo acontecendo com padarias, serralherias e empresas de confecções.

Este modelo híbrido de atividade comercial é saudável ou não para a economia e a identidade locais? A economia é dinâmica e só o tempo mostrará os reais benefícios daquela decisão empresarial.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s