Dez conselhos para se tornar um bom profissional

A revista Forbes listou dez conselhos para se tornar um melhor profissional. Dentre as condições estão ser mais organizado e concentrado, chegar cedo e ter mais humildade. Confira:

Organização – E-mail, mensagens de texto, redes sociais e outras diversas formas de comunicação podem se tornar um desafio para a carga de trabalho. Priorize os itens urgentes, elimine o lixo e coloque as questões menos urgentes em segundo plano. Além disso, verifique a sua caixa de e-mail a cada meia hora.

Multi-tarefa – Deixe de ser multi-tarefa. Pessoas que realizam diversos trabalhos ao mesmo tempo não prestam tanta atenção quanto aqueles que mantêm um fluxo de trabalho mais ágil.

Coloque-se no lugar do chefe – Descubra o estilo do seu chefe, de modo que você possa imaginar o que ele está procurando em um empregado. Fazer uma série de perguntas a ele que o ajudem a conhecê-lo irá ajudar a ficar um passo à frente aos demais.

Contatos – Estabeleça fortes relações com os colegas de sua área e com pessoas que possam ajudá-lo. O pessoal da tecnologia da informação, os seguranças e o pessoal da limpeza provavelmente absorvem muito mais sobre a sua empresa do que você imagina. Com isso, pode-se construir a sua própria coalizão.

Concentração – O quinto conselho é sobre concentração. Se concentre e ouça o seu chefe, mas também preste atenção aos seus colegas e subordinados. Às vezes falamos demais, mas ouvir o que os outros dizem pode ser ainda mais útil.

Chegue Cedo – Quinze minutos podem fazer a diferença. Se você pode chegar mais cedo, estará um passo à frente das tarefas do dia. Você poderá recompensar mais tarde com um intervalo maior no almoço ou uma saída mais cedo.

Relaxe – Ficar longe do escritório pode fazer com que você pense melhor no próximo projeto. Tirar férias pode lhe dar uma sensação de controle, propósito e oferecer uma maneira para expandir horizontes culturais.

Clareza – Tenha clareza e a precisão no trabalho. Segundo a publicação, um e-mail não vai transmitir a mesma sutileza de uma ligação ou uma visita, principalmente se for relacionado a uma demissão.

Preparação – Investigue e se prepare antes de realizar qualquer tarefa. Não tome o tempo do seu chefe à toa. Antes de uma reunião, por exemplo, ensaie suas estratégias e objetivos.

Humildade – Tente ser humilde. Os conselhos parecem encorajá-lo para uma auto-promoção, mas o melhor é descrever suas realizações de forma simples e sem enfeite.

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