O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na noite de ontem, quarta-feira (7), o projeto do Executivo que cria a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, com status de ministério.
A proposta terá agora de ser apreciada pelo Senado, onde provavelmente será aprovada e encaminhada para sanção da presidente Dilma Rousseff. Mas o que podemos esperar da criação deste órgão?
Criado para abrigar um representante do partido PSD, de Gilberto Kassab, estratégico para a governabilidade da presidente, a secretaria comporá as 40 pastas da Esplanada dos Ministérios.
Atualmente, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior é o responsável pela coordenação da política da micro e pequena empresa.
São vários os desafios que esperam Afif Domingos, o provável titular do novo órgão. Com experiência em gestão de empresas e em entidades de classe, Afif Domingos terá a chance de desenvolver um dos principais setores da economia e alavancar mais empregos em um período da economia que exige cuidados na condução das políticas governamentais. Resta-nos saber se a verba destinada à Secretaria será suficiente para as pretensões do novo componente da equipe ministerial.