Riologia apresenta o comportamento do consumidor solteiro carioca

Os solteiros cariocas são mais exigentes na hora de consumir. O último perfil de 2012 do estudo Riologia indica que as famílias unipessoais representam 27% da população do Rio de Janeiro de 30 a 50 anos, 33% deles pertencendo à classe A e 22%, da B. Mais independente na hora de selecionar o que compra, como e porque, este target tem autonomia em suas escolhas diárias. Nesse sentido, morar sozinho não é mais um ato de rebeldia, mas significa uma busca por conhecimento.

Os motivos para a vida sem companheiros são diversos. Boa parte saiu de casa cedo, dividiu espaço com amigos e agora possui estrutura financeira e psicológica para assumir as contas sozinho. Outros encaram a rotina solitária após uma separação. Ainda há os que optaram por namorarem de forma fixa ou casarem morando em locais diferentes. Mesmo que não tenham ninguém para dividir a vida ou tarefas do lar, de acordo com a pesquisa os prós desse estilo de vida são maiores que os contras.

Um dos motivos é que eles podem fazer o que quiserem e não dar satisfação a ninguém. Para 88% do perfil, por exemplo, o fato de não dividirem a responsabilidade de uma casa não significa infelicidade. Pelo contrário, as principais frases imperativas do Independente Social Clube são: “é possível ser feliz sozinho” e “a vida de quem mora só é mais cara, mas prefiro pagar o preço”. Os números também reforçam a vida deles: 95% assumem que gostam de ter momentos solitários e 65% não se sentem sozinhos em casa.

A liberdade induz ao formato de vida e aos hábitos de consumo que possuem. A maioria tem gastos elevados, principalmente em habitação. Do total de entrevistados, 81% costumam viajar sozinhos e 31% possuem algum animal de estimação. Entre os itens que não podem faltar no carrinho de compra estão bebidas alcoólicas (26%), pão (9%) e produtos de higiene pessoal e beleza (6%). O supermercado é o local onde geralmente o Independente Social Clube efetua as compras, com 85%, seguido de mercadinhos de bairro (28%) e lojas de conveniência (27%). (Fonte: Mundo do marketing).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s