Cuidados ao realizar propaganda cooperada

Em postagens anteriores sobre propaganda cooperada, creio ter despertado muitos leitores sobre o tema, pois ao pesquisar hoje no Google notei que os dois textos que produzi há algum tempo estão no top daquele buscador. Resolvi, então, ampliar um pouco a discussão sobre o assunto, abordando alguns cuidados que se fazem necessário ao planejar ações que envolvam parceiros no custeio da mesma.

Como o nome sugere, a propaganda é cooperativa, ou seja, em uma mesma ação parceiros comerciais juntam seus esforços para reduzir a um custo menor para cada um e maximizar os ganhos para todos. Ao se planejar as ações, deve-se ter em mente que os parceiros normalmente concordam em participar com quantias ponderadas e coerentes com a exclusividade que o executor da ação  lhe oferece. Exemplificando: ao veicular uma propaganda, um varejista de tintas aborda somente o seu nome e o da indústria cujos produtos revende na região, com mensagem do tipo “Produto X você só encontra no varejista Y”. Neste contexto, a natural que a indústria aceite custear 50% da publicidade que divide com o varejista. Caso, porém, o varejista veicule uma publicidade com 4 ofertas de parceiros comerciais diferentes, também será razoável que uma indústria se sinta obrigada a custear apenas um percentual relativo ao rateio com as outras marcas que aparecem na peça publicitária.

Ao se planejar uma propaganda cooperada, é necessário ter o bom senso e ética para não só atingir os objetivos de vendas como também preservar as parcerias comerciais que sempre estarão bem dispostas a colaborar com seu canal de vendas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s