A diferença entre Minas e São Paulo

“Em cada cidade de Minas tem uma igreja. Já em São Paulo, cada município possui uma indústria”. Esta é uma das frases preferidas do meu saudoso sogro, Gonçalo Benjamin da Silva, nas conversas que mantínhamos. Na experiência dos seus 70 anos, Gonçalo mostrava-se indignado, como mineiro, por seu estado não ser mais desenvolvido que São Paulo. Estaria resumida na sua frase a diferença entre ambos os estados?

Hoje atuando como consultor e professor, deparo-me com a diferença de postura empreendedora de mineiros e paulistas. Naturalmente, o Brasil não se resume a estes estados, mas os comparo pela vivência que tenho com ambos. Sem querer generalizar, percebo uma diferença de cultura desenvolvimentista entre aquelas unidades da federação. A tradição mineira nos remete à valorização da família e, especialmente, à vocação religiosa do estado. São inúmeras as festas de cunho religioso que ocorrem pelos 725 municípios mineiros. A conexão do povo mineiro com a religião é, sem dúvida, forte, graças à atmosfera interiorana e o culto aos valores tradicionais. O desenvolvimento industrial, infelizmente, não cresceu na mesma medida do fervor religioso dos mineiros. Embora a Federação das Indústrias de Minas Gerais seja atuante, a verdade é que Minas são muitas, e uma parte do estado reluta em se desenvolver, como o Norte do estado, por exemplo.

Já o comportamento dos paulistas é mais focado em trabalho. Eles também valorizam família e religião, mas percebe-se uma unidade de postura de paulistas do interior e da capital no sentido de desenvolverem suas cidades não só a partir do turismo, que não é tão forte como em Minas, mas principalmente a partir do fomento à atividade industrial. De fato, em cada cidade daquele estado existe uma indústria a movimentá-la.

A diferença de postura de ambos os estados é apenas um microcosmo da postura dos governantes e dos habitantes dos demais estados, que dividem-se entre se desenvolver e permanecer no passado. Até quando?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s