O que agrada aos investidores na proposta

O problema – Mostre primeiro a oportunidade de mercado que sua empresa pretende aproveitar. Depois indique um problema real ou uma carência de seus potenciais clientes.

O diferencial – Diga o que o seu projeto tem de inovador ou especial. Mostre porque sua idéia é única e não pode ser facilmente copiada por advesários; destaque a capacidade de execução das pessoas envolvidas.

O mercado – Apresente dados sobre as características e o tamanho do nicho em que você vai se inserir. Seja específico: indique o tamanho da população que pode ter interesse no seu produto.

O time – as pessoas envolvidas podem ser o aspecto mais importante para o investidor. Detalhe a experiência anterior dos responsáveis e como essa trajetória os prepasra para o atual projeto.

A solução – Mostre como você vai resolver o problema de seus clientes de forma mais efetiva do que seus concorrentes. Faça comparações com os líderes de mercado, mostrando o que seu produto tem de semelhante e o que tem de diferente.

O gargalo – Diga como os recursos do investidor serão aplicados. Mostre qual seria o investimento para, por exemplo, produzir um protótipo, melhorar a qualidade do produto, investir em estrutura física ou fazer campanhas de marketing.

(Fonte: Folha de São Paulo, 23/09/12)

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