Por que a maioria das montadoras de automóveis não colocam suas ações na bolsa de valores?

montadoras

O intenso lobby das montadoras nas mais altas esferas de decisão do Governo Federal, buscando benefícios deste, nos faz supor que fabricar automóvel não seja um negócio tão lucrativo assim, não? Será? Pois saiba que os fabricantes automotivos, no exterior, principalmente nos Estados Unidos e na Europa, são empresas de sociedade anônima de capital aberto, oferecendo suas ações no mercado de capitais para incrementar seus negócios.

No Brasil, curiosamente, isto não ocorre, e não é por proibição legal, não. As montadoras de automóveis, aqui, não negociam suas ações em bolsa de valores por serem constituídas como sociedades de cotas de responsabilidade limitada. Isto as desobriga também a publicar balanços contábeis, ao contrário do  que ocorre com a maioria dos bancos, cujas informações sobre faturamento e lucro são públicas.

A razão social da Ford, por exemplo, é Ford  Motor Company Brasil Ltda. No mesmo caso dela estão Volkswagen, Honda, General Motors, Toyota,  Volvo, Scania, Peugeot Citroën, Renault, Mercedes Benz, Nissan, International e John Deere. Fiat e Mitsubishi são honrosas exceções neste contexto.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s