Shopper marketing: nova ferramenta ou mais do mesmo?

Inspirado pela metodologias do urbanista William H. Whyte, e tendo vivido em diversas cidades filho de um diplomata, Paco Underhill fundou, em 1977, em Nova York, a Envirosell, uma empresa de pesquisa comportamental. Sua ampla experiência em planejamento urbanístico-ambiental levou a publicar seu primeiro livro, “Por que compramos? – A Ciência das Compras”, best-seller publicado em 27 idiomas.

O autor passou a ser referência e virou colunista de publicações como The New York Times, a revista Money, The Washington Post e The Wall Street Journal, entre outros.  Paco proferiu palestras em congressos, universidades e corporações em todo o globo por mais de uma década.

Do comportamento de compra ao consumismo no mundo moderno, Paco revela-se “perspicaz” e “divertido” em suas apresentações, despertando interesse de empresários e acadêmicos em aprofundar-se na pesquisa aplicada que concebeu. 

Embalado com detalhes surpreendentes, anedotas, lições importantes e observações inovadoras sobre o comportamento de compra, Paco revela-se um visionário do marketing, tendo prestado consultoria até para o Grupo Pão de Açúcar, no Brasil.  Sua bibliogafia inclui os best-sellers “Vamos às Compras”, “A Magia dos Shoppings”, “A Ciência das Compras” e o recente “O que as mulheres querem”.

Atraídos pelo sucesso de Paco Underhill, uma leva de autores embarca no conceito de “ciência das compras” e o rotula com o charmoso nome de “shopper marketing”, que, segundo o principal autor da corrente, Chris Hoyt, é o emprego de qualquer estímulo de marketing e merchandising baseado em um profundo entendimento do comportamento do shopper e sua segmentação, desenvolvido para satisfazer suas necessidades e melhorar a experiência de compra, criando valor para as marcas e os negócios de fabricantes e varejistas”.  Parece novo, não? Nova ferramenta ou um apêndice do trabalho iniciado por Underhill?
 
Pelo sim, pelo não, inseri um link neste blog para o site de Chris Hoyt, para monitorarmos seus conceitos e verificarmos o que sua obra traz de novo à  já contribuição de Paco Underhill.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s