Pesquisadores de Comunicação da UCB desenvolvem experiência digital com vídeo que estimula adoção

O vídeo acima foi experimentado pelo grupo de pesquisa da Universidade Católica de Brasília que estuda e testa possibilidades de construção dos conteúdos digitais e interativos, especialmente para TVDI.

“Dentro da proposta de “Convergência Tecnológica”, o vídeo busca estimular as pessoas à adoção de crianças.

A estrutura narrativa da história utiliza como fio condutor uma família que usa as redes sociais para se informar como cuidar do filho com síndrome de Down e para partilhar experiências com outros pais. Um bom exemplo de deslocamento do aplicativo na condição de suporte (meio, tecnologia) para a condição de fim, assumindo um estatuto de inscrição narrativa.

No relato, o aplicativo de rede social, com interface gráfica desenvolvida exclusivamente para o vídeo, figura com papel narrativo. Promove o espaço de interação entre os personagens localizados em regiões diferentes do país. Trata-se de uma inscrição que não somente interfere no fluxo narrativo normal como estabelece uma nova ordem interna instituindo na relação dialógica das famílias (personagens) partir das lógicas e da estética (sonora e imagética) das redes.

O uso da tecnologia como parte da mensagem, do discurso e da narrativa, tende a resgatar o que Marshall McLuhan escreveu em 1963, quando afirmou que “o meio era a mensagem”. É bem verdade que o autor canadense fez essa reflexão a partir de outra realidade (a televisão analógica em seu estagio inicial) e tecnologias (eletricidade) e pensava no palimpsesto (GENETTE, 1992) que emolduradava ou enquadrava os conteúdos às condições de produção e de recepção. Mas sua análise assume uma dimensão referencial quando o meio se torna mais que um meio, e, na perspectiva aqui apresentada, avança à ideia de limite e institui a premissa de abertura do sistema. Portanto, uma transposição conceitual a partir do postulado de MacLuhan, quando se confere a tecnologia um caráter enunciador no interior do discurso.” (Texto: Alexandre Kieling)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s