O Google está diminuindo sua memória?

Encontrar virtualmente tudo o que se precisa saber na web é uma facilidade que estaria diminuindo nossa capacidade de memória, afirmam alguns cientistas americanos. Estamos realizando uma espécie de transferência de memória, levando para o mundo online aquilo que, em outras épocas, ficaria dentro de nossas cabeças, principalmente nas pessoas com talento para guardar nomes, datas e demais informações.

Em um estudo realizado pela pesquisadora Betsy Sparrow (Universidade de Columbia -Nova York) em 100 estudantes de Harvard, ela notou que sempre que alguma questão levantava dúvidas, as pessoas pensavam em seus computadores como o lugar onde todas as respostas seriam encontradas. É um caso clássico de transferência! E mais: muitos sequer lembravam onde encontraram as informações! Apenas sabiam que, uma vez online, teriam a resposta.

Este tipo de comportamento já havia sido identificado há 30 anos por outro grupo de pesquisadores que, na época, chamaram-no de “memória transacional”. Neste caso está, por exemplo, um casal em que o homem é bom para guardar nomes de ruas e a mulher de parentes distantes. Juntos, eles compartilham os dois grupos de informações.

Segundo Betsy Sparrow este novo tipo de memória já tem até nome: “Efeito Google”. Estamos transformando estas imensas bases de dados em nossa memória externa e coletiva. Enquanto estiver tudo no ar e, gratuitamente, não tem problema algum! (Reproduzido do Blog da Lu)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s