Como os shopping centers estão utilizando as redes virtuais?

Para responder a esta pergunta, o Portal do Shopping realizou um interessante debate envolvendo representantes de seis centros de compras do país. Eis algumas respostas:

Priscilla Leão, do Shopping Leblon: O Shopping Leblon desenvolve desde o início de 2011 uma série de promoções e ações no Facebook para atrair nosso público-alvo. Estamos presentes, também, no Tiwter, no Foursquare e no Youtube, mostrando o making of de campanhas, fotos de eventos, promoções online e etc. Contratamos uma empresa especializada em mídias sociais no início do ano e, desde então, o relacionamento um a um com o cliente cresceu vertiginosamente. Uma das integrantes da empresa de mídias sociais fica no Shopping, com interação diária com a equipe de marketing e os lojistas.

Nico, Samira e Fabiano, do Unique Shopping: Informamos sobre lojistas, promoções e atrações para as redes sociais e institucionais, entre outras ações. O relacionamento com os clientes do shopping é realizado por meio do Facebook e do Twitter. Procuramos estar o mais próximo possível dos clientes.

Márcia, Fátima, Fernanda e Caio, do Grand Plaza Shopping: O Grand Plaza Shopping divulga suas campanhas, realiza promoções, divulga conteúdos relevantes aos usuários e interage com o consumidor, respondendo a quaisquer perguntas referentes ao empreendimento. Temos também um blog, onde publicamos, semanalmente, matérias de interesse para nosso público, que também são postadas no Facebook, Twitter e Orkut.

Adriana Cardoso, do Shopping Mueller Curitiba: O Shopping Mueller está online nas principais redes (Twitter, Facebook, Orkut e Foursquare) e campanhas de varejo. Divulgamos as vitrines de oferta e fazemos ações de relacionamento e incentivo com os clientes.

Ricardo Portela, do Shopping Ibirapuera: No Shopping Ibirapuera o foco é o relacionamento e o diálogo com os interessados em nosso negócio. As informações devem estar ligadas aos acontecimentos importantes, não apenas do shopping, mas da cidade e do mundo. Buscamos constantemente oportunidades para que a informação seja útil ao interessado. Temos uma pessoa para cuidar especificamente destas redes.

Tony Bonna, da AD Shopping: Hoje estamos no Orkut, Facebook e Twitter, além de termos um Blog, sempre tendo o relacionamento como o principal objetivo das redes sociais. Nossa política é contrária à terceirização da relação do empreendimento com seus públicos pelas redes sociais. Estamos incentivando a contratação de profissionais que atuem internamente nos empreendimentos e com livre trânsito junto às gerências, pois, acreditamos que esta é a melhor forma de agilizar a comunicação nesses canais.

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