Morre o autor da maior promoção de vendas que o Brasil já teve

Faleceu, no sábado passado, 02 de julho, o autor da maior e melhor promoção de vendas que o Brasil já experimentou. Estou falando do ex-presidente  Itamar Franco, que em 1994 implantou o Plano Real, revolucionando a economia brasileira. Até 1993, a inflação corroía o poder aquisitivo a ponto de ser necessário fazer a compra de alimentação para o mês inteiro no mesmo dia que recebíamos o salário. No ano seguinte, Itamar Franco bancava a implantação do Plano Real após tentativas frustradas de governos anteriores. Utilizando a URV – Unidade Real de Valor, como índice de transição, o ex-presidente lançou no final do primeiro semestre de 1994 uma moeda forte, que nascia valendo o mesmo que 1 dólar. A concepção do plano foi tão inteligente que os governos seguintes fizeram de tudo para manter a moeda forte, o que foi decisivo para que o Brasil hoje seja uma potência emergente.

Mas Itamar Franco fez mais: seu governo não registrou casos de corrupção, lançou o conceito de carro popular, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar, determinou à Caixa Econômica Federal a abertura de contas populares, o pagamento das contas inativas do FGTS, o combate ao trabalho escravo e infantil, a promulgação da Lei Orgânica da Previdência Social e o barateamento dos remédios pro meio da lei dos genéricos.

Apesar de seu governo ter durado apenas 2 anos, pois era vice de Fernando Collor, que recebera o impeachment do Congresso Nacional, Itamar Franco foi um grande estadista. Como disse recentemente Walter Barelli, “a história fará justiça por sua honestidade, dignidade e interesse público acima de qualquer outro”.

Obrigado, Itamar!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s