Se o cliente decide com informações, por que o lojista as sonega?

 Imagine a seguinte situação: o cliente entra na loja, mas como o acesso foi lateral, não olhou o nome na fachada. Olha para os lados e não vê, no interior do ambiente, a marca do estabelecimento; só descobrirá se retornar à fachada ou perguntar para alguém, isto porque nos uniformes dos funcionários também não há qualquer identificação da marca. Constrangedor, não?

Continuando seu périplo, interessa-se por alguns produtos, mas não há os preços os acompanhando, como determina o Código de Defesa do Consumidor. Será preciso perguntar a um vendedor. Ilegal, não? 

O cliente, então, lembra-se  de que só está com cartão de crédito. Mas não há na loja qualquer informação sobre as bandeiras aceitas pelo estabelecimento. Mais uma vez, necessitará perguntar ao vendedor.  

O fato é que os lojistas estão preferindo deixar todas as informações a cargo de seus nem sempre bem treinados vendedores, com o argumento de que, assim, o cliente terá que se dirigir aos mesmos para forçar uma interação e abordagem de venda. O raciocínio é compreensível, mas há clientes que, antes de se decidirem, precisam de informações independentemente do vendedor.

Se os lojistas adicionarem informações ao seu ambiente, o trabalho de decisão de compra do consumidor será facilitado, pois ao se dirigir ao vendedor estará mais predisposto à abordagem. Mais informações na loja é uma cortesia ao cliente e um alavancador de vendas para o lojista.

Mas por que será que a maioria dos lojistas acha que precisa sonegar as informações para que o cliente se interesse e procure o vendedor? Não seria mais produtivo que o cliente procurasse o profissional de vendas de acordo com sua vontade, e não por uma ausência forçada de informações, muitas vezes até ilegal?

Com a palavra, os queridos amigos leitores lojistas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s