Brasília ou Uniceub/BRB?

Ao decidirem patrocinar a equipe brasiliense de basquetebol, o Uniceub (Centro Universitário de Brasília) e o BRB (Banco de Brasília) sabiam que estavam fazendo um bom negócio. Afinal, herdar a equipe que já fora campeã brasileira de basquete trazia um grande potencial de exposição de ambas as marcas. Ao rebatizar a equipe (outrora “Universo”), porém, ambas as marcas passaram a conviver com uma dualidade. De um lado, as emissoras Globo e SporTV chamando a equipe simplesmente de “Brasília”. Do outro, o restante da mídia pronunciando o nome mercadológico do time, ou seja, “Uniceub-BRB”. Na semana passada, ao sagrar-se novamente campeã do NBB (Novo Basquete Brasil), o Uniceub BRB capitalizou o sucesso apenas pela metade, principalmente porque, no ginásio Nilson Nelson, o grito de guerra dos 18 mil torcedores presentes era “Brasília”, em forte identificação com a cidade que agora é pólo brasileiro de bola ao cesto. Eis um belo desafio para os profissionais de marketing de ambas instituições: unificar a percepção do público e da mídia sobre o nome da agremiação. Este é o lado complexo de quem adota o marketing esportiva como estratégia. O público não quer gritar marcas, mas sim nomes de clubes ou cidades. E agora?

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