Como lidar com especuladores de domínios

Em post anterior, relatei que uma das atividades que pode ser rentável na web é registrar domínios diversos para especular com a venda dos mesmos para pessoas interessadas em utilizá-los futuramente. Agora vou dizer como lidar com especuladores que utilizam um domínio que lhe interessa.

Em primeiro lugar, é bom saber que para empresas legalmente registradas e com marcas notórias (como McDonald’s, Petrobrás etc.) a Justiça pode ser o caminho ideal, uma vez que muitas empresas obtiveram a posse do registro a partir de decisões em alçadas judiciais.

Em segundo lugar, para nós, pobres mortais, que nos frustramos ao ver que um determinado domínio que pretendíamos já está registrado, sugiro entrar, inicialmente, em contato com o proprietário do domínio e analisar a possibilidade de o mesmo abrir mão do mesmo. Caso este queira especular, cobrando-lhe um valor absurdo, rejeite a proposta e incremente o seu ambiente na web com informações atualizadas e conteúdo relevante. Como exemplo, cito o domínio “blogdoelias.com.br”. Ao digitá-lo no campo das URLs, o internauta não acessará meu blog, mas sim, um ambiente eternamente em construção, pois, ao que parece, o dono apenas deseja especular. Mas, para mim, isto não é problema, pois ao digitar “Blog do Elias” no Google, o link para meu blog é o segundo a aparecer na lista. Isto ocorre porque já editei mais de 600 posts neste blog, oferecendo conteúdo relevante para as pesquisas do mecanismo de busca Google. É assim que muitos amigos me localizam. Mas monitoro permanentemente o registro “blogdoelias.com.br”, pois sei que um dia o proprietário irá desistir do mesmo, pois anualmente ele necessita pagar uma taxa para manter o domínio.

Por último, sugiro que estude um domínio alternativo, com as extensões .com, .net ou .pro, por exemplo, também disponíveis para registro.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s