Lição de posicionamento com Neil Ferreira

Neil Ferreira é um redator contemporâneo de Washington Olivetto na época em que este ainda atuava como criativo da DPZ Propaganda. A Neil coube a tarefa de criar um posicionamento para a Receita Federal,  a qual anualmente necessitava comunicar algo indesejado para a maioria da população: a declaração do imposto de renda.

Depois de vários brainstorms, a solução foi encontrada: um comercial onde um leão, de carne e osso (e dentes!), entrava em uma agência bancária, deixando os clientes temerosos, enquanto uma locução afirmava que chegou a hora do leão, ou seja, a hora de acerta as contas com o imposto de renda. O comercial não tinha dublês ou computação gráfica. O leão era real e os atores provavelmente nunca passaram por um susto tão grande quanto contracenar com o felino.

O comercial foi veiculado no final dos anos 70 e a mídia adotou a metáfora do leão para simbolizar o imposto de renda. Hoje, todos nós falamos no “leão” e, a grande maioria, sem saber que este posicionamento é fruto do trabalho de um dos maiores criativos da propaganda brasileira. Acima, um vídeo com uma entrevista com Neil Ferreira e seu companheiro de criação, Zaragoza, o Z da DPZ.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s