X Secomunica começa hoje discutindo tendências profissionais

X SeComunica

O impacto dos meios de comunicação nas formas de organização social, incluindo aí a divisão social do trabalho e o modo como as profissões se configuram internamente, pode não ser totalmente dimensionados ainda, mesmo quando consideramos eventos históricos importantes como a invenção e desenvolvimento da escrita (que para muitos estudiosos ajudou a compor, ainda que indiretamente, a sociedade em classes sociais) e a difusão dos meios de comunicação de massa no século XX, que ajudou a formar aquela que é considerada a primeira forma de cultura desterritorializada: a cultura de massa. Frente às mudanças ocorridas nas últimas décadas em relação aos meios de comunicação social – especialmente com o advento da internet e a difusão de informação descentralizada que este meio proporcionou – o jornalismo e a publicidade sofreram alterações não só no que diz respeito a sua linguagem e ao seu conteúdo, mas também em sua constituição mesma como atividades profissionais. Estes são desafios aos profissionais que já possuem uma longa experiência na área de Comunicação Social, bem como afetam as perspectivas dos futuros jornalistas e publicitários, exigindo uma reestruturação em suas formações, nas quais as escolas de Comunicação exercem uma função determinante. Que profissionais são estes que, em formação hoje, são esperados amanhã? Como os jornalistas e publicitários já atuantes no mercado se relacionam com as possibilidades que se desenvolveram já após a sua saída da universidade? E de que maneira as escolas de Comunicação se preparam para acompanhar e fornecer bases sólidas diante desses novos cenários? É em torno dessas interrogações que a X SECOMUNICA (Semana de Comunicação do Curso de Comunicação Social) inicia hoje tendo como tema As escolas de Comunicação e os novos cenários profissionais. A SeComunica mantem sempre o propósito da integração entre estudantes, professores, mercado de trabalho e academia, visando uma compreensão dos elementos que constituem os cenários de comunicação. Nesta edição, a proposta é ampliar a discussão congregando as esferas profissionais e científica (pesquisa), estendendo o evento a todo o Centro-Oeste.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s