Projeto E-lixo Universitário: Estudantes reciclam os computadores da UCB

De acordo com dados da ONU, o Brasil é um dos países que gera o maior volume de lixo eletrônico per capita a cada ano e, para contribuir com a diminuição dessa estatística, a Universidade Católica de Brasília realiza o projeto de Extensão E-lixo Universitário, também conhecido como projeto Reiniciar. Nele, 10 alunos da instituição trabalham com a reciclagem de computadores e criam a solução sustentável para diminuir o impacto do lixo eletrônico no meio ambiente.

Criado em fevereiro de 2010, o projeto tem três destinos para os computadores: reiniciar, reciclar e descartar sustentavelmente. “Nosso trabalho é realizado com os computadores da Católica. Nós reutilizamos peças de outras máquinas e fazemos com que um computador inutilizado se torne útil para alguém”, disse um dos alunos do projeto, Ciro Duarte. Os computadores que adquirem vida nova são doados para comunidades educativas, que têm parceria com a Universidade Católica de Brasília.

A reciclagem consiste em dar utilidade para peças que não funcionam. Placas de rede, teclas, dissipadores de calor, entre outros componentes são, com um pouco de criatividade, transformados em chaveiros, colares, porta-caneta, porta-jóias, porta-cartão, entre outros objetos.

O terceiro passo dessa ação, o descarte sustentável, representa a logística reversa. Cada indústria é responsável pelos produtos que fabrica e tem de dar o destino final a eles. “Sempre que identificamos a empresa fabricante, entramos em contato para receberem as peças que sobram”, comentou Ciro.
 ideia desenvolvida por Sebastião Eustáquio, coordenador do curso de Logística; por José Gualeve, coordenador do curso de Gestão da Tecnologia da Informação; e por Luiz Kitajima, coordenador do curso de Gestão Ambiental da UCB, tem como proposta inicial diminuir o lixo eletrônico da instituição. Porém, no próximo semestre, atenderá também a comunidade externa.

As peças produzidas por meio da reciclagem estarão a venda na Semana da Contabilidade, a realizar-se de 14 a 18 de junho, no Campus I. Haverá um estande na Feira de Artesanato no saguão do Bloco Central. A verba arrecadada será destinada à melhoria do projeto e para as pesquisas.
Mais informações: projeto.reiniciar@gmail.com ou 3356-9686, com Ciro ou Lucas. O projeto E-lixo Universitário funciona no Campus I da Universidade Católica de Brasília, sala O102.
(por Poliana Nunes – UCB)
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s