Post It comemora 30 anos de sucesso no mercado

O miniquadrado autoadesivo que invadiu escritórios e portas de geladeiras comemora 30 anos ainda como um sucesso. O post-it foi lançado em abril de 1980 pelo grupo 3M, e figura todos os anos entre os cinco itens de escritório mais vendidos nos Estados Unidos. Hoje, o produto ampliou para oito tamanhos, 25 formas e 62 cores, e é vendido em 150 países, segundo o fabricante, que não divulga dados de vendas do produto. É compreensível, pois a 3M atua essencialmente com inovações e não divulga seus resultados com esta estratégia. Ele reflete as tendências dos anos 80: uma vida cada vez mais complexa e a necessidade de controlar essa complexidade. Seus inventores, Arthur Fry e Sencer Silver, dois engenheiros da 3M, foram inclusive imortalizados no mês passado no palácio nacional de inventores (National Inventors Hall of Fame), juntos com Jacques-Yves Cousteau e uma quinzena de outros inventores, cujas inovações “contribuíram ao progresso humano, social e econômico”. “O post-it tornou a vida mais fácil para as pessoas em uma época de profusão de informação”, disse na ocasião Fry, de 78 anos, que afirma que pedem a ele seis ou sete autógrafos por semana desde o sucesso de seu invento. Como comemoração do aniversário, a empresa convocou estudantes de 11 a 18 anos para um concurso, no qual devem criar obras de arte originais a partir de post-its. Como costuma ocorrer com as invenções, o pequeno bloco de notas autoadesivas e, sobretudo, que podem mudar de lugar, nasceu de uma experiência fracassada de Spencer Silver. Em 1968, o engenheiro produziu uma cola que não aderia muito bem. Poucos anos depois, seu colega Arthur Fry inventou o conceito crucial de post-it, frustrado por não ter um lembrete para sua missa dominical. O adesivo fracassado de Silver, que tem atualmente 22 patentes, foi crucial para as ações de colar e descolar os papéis, sobre qualquer superfície. E a empresa se adapta à epoca atual. Este ano lançou um post-it “verde”, de papel 100% reciclado e com uma cola criada a partir de uma planta. (Fonte: AFP – Virginie Montet)

Anúncios

2 comentários sobre “Post It comemora 30 anos de sucesso no mercado

  1. Realmente eles souberam identificar a ooprtunidade de negócio e torná-la rentavel. Todavia o que mim impressiona não é a criatividade nem o tato empreendedor dos americanos, mais sim como copiamos descaradamente as informações e a retransmitimos na íntegra como se fosse em sua maioria de nossa autoria. Pasme com o baixo nível ético moral e intelectual em nosso país.

    • Olá, caro Davince,

      Em primeiro lugar, gostaria de agradecer suas palavras sobre a matéria.
      Em segundo lugar, gostaria de saber a que textos sem menção de autoria que você se refere. Porventura, é sobre mim? O texto é, originalmente, de Virginie Montet, da agência France Press, como citado no post. Caso você esteja se referindo a alguma falha, peço que a aponte, pois respeito os direitos autorais, como pode verificar em outros posts. Agradeço sua colaboração neste e outros posts que verifique qualquer desrespeito autoral.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s