Sasse seguros: case de sucesso em promoção de vendas

Quando cursava o MBA em Marketing na FGV com o professor Jorge Leite, tive a oportunidade de ser apresentado a um profissional de comunicação exemplar: Lípel Custódio. Na ocasião, Lípel atuava pela Sasse Seguros (hoje Caixa Seguros) como Gerente de Marketing.

Naquele encontro, Lípel relatou o êxito que teve com uma promoção de vendas em que ofertaram bicicletas aos compradores de seguros de automóvel. A idéia de Lípel era simples: ofertar uma bicicleta de 18 marchas ao comprador que adquirisse e pagasse integralmente o valor de um seguro de automóvel. O brinde foi negociado junto a uma montadora de Manaus, que produziu milhares de bicicletas na cor branca (cor da Sasse) com câmbio Shimano, componente valorizado por ciclistas profissionais. Lípel relatou que não esperava vender muitos seguros com esta oferta, para a qual destinou boa parte de sua verba de marketing. 3 meses depois de implantada, a promoção não só surtiu resultado como também gerou uma boa dor-de-cabeça.

Motivados, os gerentes das agências da Caixa Econômica Federal, principais vendedores do produto, fecharam mais contratos de seguro de automóvel do que o número previsto de brindes para a ação. Resultado: fila de espera para o cliente receber a bicicleta. Lípel relatou que fez inúmeras gestões junto à fábrica para normalizar o fluxo do brinde junto à clientela, mas esta alegou que não dispunha de câmbios Shimano suficientes. Lípel, então, fez contatos com a matriz da Shimano, na terra do sol nascente. Mesmo assim, teve que cancelar a promoção e administrar a ira dos clientes que demoravam a receber a bicicleta.

Apesar do transtorno, o profissional afirma que foi uma experiência exitosa.

Depois daquele encontro, reencontrei Lípel como Assessor de Comunicação do MDIC, quando eu atuava como Gestor do Portal do Exportador. Em diversas ocasiões, pude sentir sua paixão pela Comunicação e pelo Marketing. Além destes, Lípél também é colecionador de automóveis antigos.

Um comentário sobre “Sasse seguros: case de sucesso em promoção de vendas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s