O que é propaganda cooperada?

Exemplo de propaganda cooperada

Exemplo de propaganda cooperada

Propaganda cooperada é a circunstância de divulgação de um produto ou serviço em que duas ou mais empresas dividem os custos de produção e veiculação da mesma. Recentemente, publiquei aqui um texto sobre o tema. O leitor Alexandre questionou-me sobre como ocorre, em termos documentais, este procedimento.

A empresa A apresenta o plano da ação de marketing desejada ao parceiro B, o qual analisa a conveniência e os custos da mesma. Em caso positivo, a empresa B autoriza a empresa A a executar a ação em nome desta.  A estratégia é executada e, após receber as notas fiscais para pagamento, a empresa A quita as despesas de forma integral. Finalizada a ação promocional e pagas todas as despesas, a empresa A envia à empresa B cópias dos comprovantes das despesas. A empresa B, através de seus departamentos de marketing/propaganda e financeiro, conferirão as despesas previstas com as pagas e liberará o valor correspondente a 50% do custo integral da propaganda cooperada, normalmente, através de um documento denominado Nota de Crédito, a qual será convertida em desconto nas próximas aquisições da empresa A junto à B. Ou seja: a comprovação é via Nota Fiscal e o reembolso é através de desconto comercial nas compras futuras.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s