Especulação imobiliária: propulsor ou freio da economia?

Ultimamente, tenho prestado atenção no mercado imobiliário e observado o quanto ele é intenso em Brasília. Minha convivência com corretores imobiliários dentro do círculo familiar e a amizade com outros profissionais da cidade me fazem questionar se a atividade imobiliária movimenta a economia de forma favorável ou se representa uma erva daninha na economia nacional.

Explico: todo imóvel tem um valor justo, que representaria sua localização, qualidade de construção, infra-estrutura da região e regularidade na documentação. Ocorre que este valor é subjetivo na maioria das negociações, pois muitos compradores ignoram a Câmara de Valores Imobiliários como legítima avaliadora do imóvel. Amparados por ingenuidade ou ganância, vendedores e compradores deixam-se levar pela subjetividade da oportunidade de um preço alto ou pela ilusão de um bom negócio.

É verdade que no Distrito Federal a oferta de imóveis é inferior à demanda – e isto talvez explique os preços altos – mas as distorções chegam ao ponto de equalizar os preços de um imóvel localizado no centro da cidade a um outro, semelhante, no melhor bairro da cidade. Talvez falte bom senso aos compradores ou lhes sobre ingenuidade. A

verdade é que, nestes momentos de “crise financeira”, nunca o poder de negociação esteve tão na mão do comprador capitalizado. A caricatura de Eugenio Neves, alusiva à especulação imobiliária presente em Porto Alegre, merece ser transposta para o Distrito Federal e representa meu pensamento sobre grande parte de corretores de imóveis picaretas (com ou sem CRECI).

Um comentário sobre “Especulação imobiliária: propulsor ou freio da economia?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s