Incorporação da Brasil Telecom consolida vocação de perdedora no mercado de telefonia

Próximo de ser definitivamente incorporada pela Oi e ir para o limbo, a marca Brasil Telecom foi um exemplo de gestão desastrosa deste importante ativo por seus antigos controladores. Ao herdar o patrimônio e o target das antigas companhias telefônicas estatais, os dirigentes da empresa buscaram um nome conciliador para a empresa que representasse a fusão de empresas como Telebrasília, Telegoiás e outras. O nome Brasil Telecom, então, foi trabalhado pela companhia em todas as suas ações. Porém, o surgimento de nomes mais simples e de fácil assimilação, como Vivo, Claro, Oi e Tim, fizeram com que a marca Brasil Telecom transmitisse o atributo de uma companhia grande e lenta no mercado de telecomunicações. Enquanto a Vivo aproveitou-se da expressão “vivo” nas transmissões em tempo real, a Oi aproveitou-se de uma expressão falada por todos, inclusive crianças, e a Claro usufrui da associação com uma expressão de obviedade inserida em uma conversa, a Brasil Telecom decidiu manter sua marca. Hoje, ao ser incorporada pela Oi, verificamos que a empresa perdeu o timing de uma nova marca. Amigos que tenho na Brasil Telecom estão preocupados com o enxugamento da nova empresa, mas a Oi já sinalizou que irá manter os principais talentos.

About these ads

Um comentário sobre “Incorporação da Brasil Telecom consolida vocação de perdedora no mercado de telefonia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s